Olá, sejam bem vindos.

Aqui você encontrará informações interessantes sobre diabetes.
Para você que tem ou conhece alguém que tenha, seja bem vindo em utilizar este veículo de informações.
Dicas de saúde, receitas, produtos e muito mais.
Faça parte deste grupo, siga-nos para uma vida mais gostosa.

"Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a DEUS a cada minuto pelo milagre da vida" (Fernando Pessoa)

10 de jun. de 2011

Curso de Qualificação para Profissionais de Saúde em Educação em Diabetes

Educando Educadores - Santos 

(09/06/2011)

A ADJ Diabetes Brasil está realizando a 14ª edição do Curso de Qualificação para Profissionais de Saúde em Educação em Diabetes, que é parte do projeto Educando Educadores junto com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Nesta edição, ocorrida no Hotel Parque Balneário, em Santos, o curso conta com a participação de 37 pessoas, entre nutricionistas, médico, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, educadores físicos.

No primeiro dia, após a abertura, houve a dinâmica que consistiu na integração dos participantes. Após esta etapa, a palestra realizada pela psicóloga e coordenadora do Educando Educadores, Graça Camara, abordou os conceitos fundamentais sobre educação em diabetes, com o propósito de levar uma reflexão sobre o papel dos profissionais de saúde para auxiliar as pessoas com diabetes.
Já no dia seguinte, a endocrinologista Denise Ludovico, relatou informações sobre diabetes tipo 1, envolvendo sintomas, cetoacidose, o papel da família no sucesso do tratamento. Em seguida, a nutricionista Maristela Bassi incentivou os participantes a realizarem um plano alimentar com uma paciente com diabetes. O educador físico Emerson Bisan foi o palestrante seguinte que falou sobre benefícios da atividade física para pessoas com diabetes tipo 1.
Ainda no período da manhã, Dra Denise Ludovico comentou sobre a atuação das insulinas disponíveis no mercado, as metas de glicemia de cada paciente, contagem de carboidrato, complicações agudas. Houve uma dinâmica que consistiu em uma simulação de atendimento com os participantes divididos em três grupos.
Já na parte da tarde, houve encerramento com duas oficinas. A primeira delas consistiu em discutir contagem de carboidrato, fórmula de correção da glicemia, quando o paciente estiver com hipo e hiperglicemia. Já a outra dinâmica, contou com uma dramatização sobre transporte, conservação de insulina, conceito do fator de sensibilidade, entre outros temas.
Segundo Marla Gomes Carriti, enfermeira do Centro de Saúde do Bairro Centro da Prefeitura de Campinas, “esta iniciativa proporcionará desenvolver habilidades por meio do conteúdo e da troca de experiências entre os participantes a fim de implementar que auxiliem o grupo de diabetes que atendemos em Campinas”.
Autor: Vanessa Pirolo - Jornalista
Fonte: ADJ Diabetes Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário